terça-feira, 30 de novembro de 2010

Preparativos Natalinos

Preparativos  Natalinos
Nas pesquisas para atividades com os pequenos olha só que encontrei num blog de uma amiga
que esqueci de registrar o link.
Mas  em  breve  estarei postando

Olhá  só como podemos aproveitar  a  caixa  de  fosforo!
 São feito com EVA e  pregadores de roupa

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Consciência Negra

facitec.br
espadadeogum.blogspot.com
o tema será o foco do trabalho da nossa escola, bem como na sede EMEIEF "Prof José G Roseira".
Nossa amiga  profª   Natália indicou este blog que tem bastante atividade diversificada sobre o tema

Este album também é espetacular. Indicação do grupo "Brincando com as palavras"

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/alunos-aprendem-na-escola-valorizar-cultura-afro-brasileira.html

Edição do dia 18/11/2010
18/11/2010 13h21 - Atualizado em 18/11/2010 13h55

Alunos aprendem na escola a valorizar a cultura afro-brasileira

Novos professores estão sendo treinados pelo projeto "A Cor da Cultura", que tem parceria da TV Globo e do Canal Futura.

Os kits com material pedagógico podem ser solicitados por secretarias de educação de todo o país ao Ministério da Educação mais informações no site www.acordacultura.org.br.

Visitem o site e descubram o rico material


Seguindo orientações da coordenação para o trabalho sobre o tema, realizei com os pequenos


proetilaterza.blogspot.com


leitura dos livros


                           











e em conjunto com a aula de Artes desenvolvemos um trabalho com fantoches.
Eles adoraram. Vejam o resultado!

domingo, 14 de novembro de 2010

Algumas atividades de 2010

RODA
“Logo, há muito a fazer para que sejamos não apenas ouvidos, mas ouvidos com interesse! Ter menos medo do novo!” (Kaercher).
Procedimentos de ensino que provêm do reconhecimento de como tais estratégias podem revelar-se facilitadoras à práxis que envolve o processo de ensino-aprendizagem na formação do educando.
RODA DE LEITURA
Roda de leitura ►parte do princípio de que difundir o hábito de leitura, o desenvolvimento do gosto pela leitura como à formação de leitores.
Mediar o contato dos alunos com os mais diferentes gêneros discursivos, favorecendo o gosto pela leitura, pode garantir o seu sucesso ao longo de toda a trajetória escolar, além de ampliar a compreensão de mundo.
RODA DE CONVERSA
A Roda de Conversa pretende ser, na educação de infância, um espaço de partilha e confronto de ideias, onde a liberdade da fala e da expressão proporcionam ao grupo como um todo, e a cada indivíduo em particular, o crescimento na compreensão dos seus próprios conflitos (Freire, M. 2002:21). Cada criança é desafiada a participar do processo, tendo o direito de usar a fala para expressar suas ideias, emitir suas opiniões, pronunciar a sua forma de ver o mundo. Falando e escutando o outro que fala, as crianças vão experimentando a construção coletiva de encaminhamentos necessários à resolução de conflitos que surgem no interior do grupo.
A roda pode acontecer todos os dias na primeira semana, nas segundas-feiras, sobre o final de semana, ou no primeiro dia de aula da semana, caso haja feriado.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bem vindos

Pérola de luz
A receita da vida será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.
Cada pessoa renasce na soma do que já fez.
A melhora de tudo para todos começa na melhora de cada um.
A vida por fora de nós é a imagem do que somos por dentro.
Perante Deus toda pessoa é importante.
Constantemente, a vida nos envia pérolas de luz.
Representam o cuidado particular de Deus e de Seus trabalhadores incansáveis, pela melhoria dos seres e, consequentemente, do planeta.
Saibamos aproveitar cada uma delas. Saibamos refletir sobre toda e qualquer experiência edificante do existir.
Cada dia é oportunidade que não volta.

trecho da obra Pérolas de luz, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier